domingo, 24 de fevereiro de 2008

Ana Carolina, 11ºC


Temos de falar sobre o Kevin, de Lionel Shiriver




Temos de falar sobre o Kevin é um livro da escritora e jornalista Lionel Shiriver. Kevin é um adolescente que dois dias antes de fazer dezasseis anos disparou contra 7 colegas da escola, um funcionário da cantina e um professor do liceu. Agora, passados dois anos, Kevin encontra-se numa prisão para jovens delinquentes e a mãe vê-se obrigada a rever diariamente a história do filho, numa tentativa de descobrir de quem fora a culpa.
Ao lermos este livro podemos quase ver o que é que a mãe sente, ou seja, a autora relata de tal maneira os sentimentos que consegue transportar o leitor para a personagem mãe. Além disto, conseguimos entender por que é que Kevin fez aquilo - é claro que não havia razões nenhumas para matar pessoas inocentes só porque estava frustrado, mas com este livro conseguimos ter noção do que se passa na cabeça de um assassino de 15 anos, perceber a razão dessa frustração, que neste caso será mãe, e é nele que Kevin e outras pessoas descarregam a culpa.
Neste livro, a narradora fala do quão difícil é criar um laço de fraternidade com um filho e da difícil escolha entre a carreira e a vida doméstica.
Trata-se de uma história que relata aquilo que se passa nos EUA, em que um certo adolescente entra numa escola com uma arma e mata x pessoas, só porque não gosta da vida ou porque se sente frustrado, e é neste livro que nos revelam esses mesmos sentimentos o leva a fazer isso, e os sentimentos que vem depois do incidente… arrependimento ou, se calhar, não… porque, por exemplo, no caso de Kevin, há uma parte no livro que ele diz que não se arrepende de nada do que fez, pelo contrário - tem orgulho disso!

E o que mais me incomoda é o facto de, na prisão, os outros rapazes o admirarem por causa disso, tem-lhe respeito…
Aconselho todos a lerem este livro, porque nos mostra a realidade e os sentimentos de uma mãe e de um filho…

Sem comentários: