quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Bárbara Fernandes nº6 11ºC

Elle Wiesel, Noite
O adolescente irrequieto, embora observador, viu a sua família e os seus amigos serem avisados pelos vizinhos alemães das barbaridades cometidas pelo regime nazista. Em terna idade, o seu olhar de criança contemplou os horrores de Auschwitz e Buchenwald, a separação da sua família (mãe e irmã) e a morte lenta do seu pai. Escrito em 1958, é um excelente livro de memórias, provavelmente, o mais revoltado e intenso relato do holocausto. O autor causa horror do que é capaz o ser humano, quando levado às últimas instâncias da fome e da dor.
A minha opinião: É um livro de simples leitura e sobre um tema pelo qual me interesso. É completamente diferente dos diários de Anne Frank, pois deixa de lado, o lado mais inocente, sendo mais intenso e revoltado. O narrador é o autor. A acção decorreu no passado. O tempo foi em 1944-1945. O espaço é os campos de concentração.

Alguns dados biográficos sobre o autor: Nasceu em 1928 em Sighet (Roménia actualmente). Foi deportado para o campo de concentração aos 15 anos no ano de 1944. Ele é libertado em Abril de 1945. A sua família morre. Após a guerra, estudou Literatura, Filosofia e Psicologia em Paris. Tornou-se escritor e as suas obras abordam o Holocausto e figuras bíblicas e talmúdicas.
Trilogia: El Alba e El dia.

Recebeu em 1986, o prémio Nobel da Paz pelo trabalho na produção dos Direitos Humanos, entre outros prémios.

Sem comentários: