sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Ana Catarina Dedeiras 10ºH (Curso Profissional de Técnico de Multimédia)


A vida na porta do frigorífico, Alice Kuipers


O livro que eu li conta-nos a história de uma mãe que era obstetra, muito viciada no trabalho e que estava separada do marido. Tem uma filha de 15 anos que resultou dessa relação e morava com ela, mas mal se viam, pois a mãe nunca tinha tempo para ela, quanto mais para a filha. Assim, decidiram falar por recados que deixavam na porta do frigorífico.
A filha culpava a mãe por nunca se verem e ter que ser ela a fazer tudo em casa. Então, quando elas se zangavam, a filha fugia para casa do pai ou então ia dormir a casa duma amiga. Ela arranjou um namorado mais velho que a mãe desaprovava e que acabou por magoá-la, porém ela voltou para ele.
Num dos recados, a mãe avisa a filha que vai ao médico, pois encontrou um nódulo no peito - mais tarde descobre que é cancro na mama. A filha mostra-se bastante mais forte que a mãe e apoia-a em tudo, arranja livros de poesia de pessoas que já tinham tido cancro e se curaram e, a partir daí, elas começam a dar-se melhor e a passar mais tempo juntas. Contudo, a mãe começa a piorar e tem que ser operada para lhe ser retirado o peito. Certo dia, quando a filha chega a casa tem um recado da mãe a dizer que se estava a sentir bastante pior e que foi passar a noite ao hospital. Estas noites no hospital começam a repetir-se até que ela fica mesmo internada.
No fim do livro surge uma carta da filha para a mãe em que se percebe que ela acabou por morrer; diz também que ela vai viver com o pai e que a casa vai ser vendida.
Revoltei-me um bocado com este livro, pois não percebo como é que uma mãe e uma filha podem viver na mesma casa e ser tão distantes; mas, ao mesmo tempo comovi-me por causa da força que a filha teve quando foi diagnosticado o cancro da mama à mãe.

Sem comentários: