segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ana Mantas, 11ºI (Curso Prof. de Apoio à Infância)

Júlio Magalhães, Longe do meu coração

Longe do Meu Coração



Esta história conta-nos o que os Portugueses passaram nos Anos 60 para fugir ao regime salazarista e às fracas condições de vida que Portugal lhes oferecia.

O caminho que Joaquim teve que percorrer até ao tão desejado sonho (França) foi muito difícil e este teve que passar por vários obstáculos, inclusive quase pela morte.

A sua adaptação ao trabalho em França dava-lhe motivação para chegar mais depressa ao seu grande objectivo (ter a sua própria empresa de construção).

Com a morte do seu grande amigo Albano, por falta de condições de trabalho, a sua força aumentava diariamente tendo ganho a confiança dos franceses e lançando-se no trabalho por sua conta.

Conheceu também a François que se tornou numa pessoa essencial na sua vida, para além de ter sido ela que lhe ensinou a língua francesa e lhe permitiu uma melhor adaptação na sociedade.

Apesar dos entraves impostos pela família da François, Joaquim casou-se com ela e teve dois filhos.

Vinte e três anos mais tarde quando Joaquim finalmente decidiu vir a Portugal, sendo já um empresário de sucesso, o seu filho mais velho apaixonou-se por uma portuguesa que o fez ficar em Portugal e gerir as empresas da família no País do seu pai.

A 10 de Junho, Joaquim foi homenageado pelo Presidente da República onde publicamente discursou e fez sentir aos presentes todas as dificuldades e amarguras que tinha passado até chegar ao topo.

Sem comentários: